ETEC

RESULTADOS CAMPANHA COLETA ELETRÔNICOS COM A PARCERIA ENTRE ETEC PIRITUBA, RECICLADORA URBANA, SUCESU-SP E COOPERNOVA

 

A Campanha de Coleta de Equipamentos Eletrônicos ocorreu nos dias 03 e 04 de junho de 2016. A ação foi decorrente da parceria entre a Recicladora Urbana, TI - NexTI, SUCESU-SP, ETEC Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara - ETEC Pirituba, Cooperativa Coopernova Cotia  e Instituto GEA.

Com intuito de abordar a importância da Conscientização e da Cidadania dos jovens quanto ao impacto causado pelo descarte incorreto de equipamentos eletrônicos, realizamos no dia 23 de maio uma palestra aos alunos da ETEC Doroti, apresentando o cenário brasileiro da atual geração destes equipamentos obsoletos e a porcentagem de reciclagem praticada.

etec1

Os alunos e a direção da ETEC foram responsáveis pela organização e divulgação, sendo acompanhados durante os dias da Campanha pelos parceiros envolvidos.

A ETEC Pirituba foi o ponto de coleta, com a proposta de coletar o lixo eletrônico da região. Os moradores, escolas e empresas ao redor puderam contribuir descartando corretamente seus equipamentos obsoletos.

Uma importante parceria foi concretizada nesta ação com a Cooperativa Coopernova, que é apoiada e emponderada pelo LASSU - Laboratório de Sustentabilidade da USP e pelo Instituto GEA, para realizar a coleta segura e processamento adequado dos equipamentos eletrônicos através do projeto ECO-ELETRO (Programa Catadores Eletrônicos - LASSU).

O sistema de logística reversa abordado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prioriza a participação de cooperativas na coleta seletiva de resíduos sólidos, contemplando também os eletrônicos. Com isso, os resultados financeiros advindos dessa coleta ficaram integralmente no caixa da Cooperativa Coopernova Cotia.

Ao final da ação foram descartados de forma ambientalmente correta 1.500 kg de equipamentos eletrônicos da área de TI e Telecomunicações - considerando geração de REE = 7 kg/ habitantes/ ano = aproximadamente 214 pessoas impactadas socioambientalmente. (Panorama ABRELPE, 2014).

Este resultado se deve ao engajamento dos alunos e seus familiares, do corpo docente, da Diretoria da ETEC e da população local, seguindo as diretrizes da PNRS e contribuindo com o meio ambiente.

Agradecemos a parceria e dedicação de todos os envolvidos!

Confira mais fotos, referente à ação ocorrida: https://www.instagram.com/coleta_doroti/

 

etec2

etec3